Violoncelo
Em 44 anos de carreira, o músico carioca Jaques Morelenbaum fez parte de 738 álbuns, colaborando como violoncelista, compositor, arranjador, regente e produtor com Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Gal Costa, Milton Nascimento, Chico Buarque, entre tantos outros.
Também participou de uma série de produções musicais com artistas internacionais, entre eles Ryuichi Sakamoto, com quem toca desde 1992 até hoje, e com Sting.
Gravou com os portugueses Madre Deus, Carminho, Mariza, Dulce Pontes e Rui Veloso, as cabo-verdianas Cesária Évora e Mayra Andrade, o francês Henri Salvador, o angolano Paulo Flores, os japoneses Sadao Watanabe, Choro Club e Gontiti, os norte-americanos David Byrne e Chris Botti, os espanhóis Clara Montes e Presuntos Implicados, o cubano Omar Sosa e a mexicana Julieta Venegas.
É vencedor do Grammy de World Music, como produtor do álbum Livro, de Caetano Veloso, do Grammy Latino de Melhor Disco de Música Brasileira pelo álbum Noites do Norte, também de Caetano Veloso, e do Grammy Latino de Melhor Longa Metragem de Música Pop por sua coprodução do Acústico MTV de Julieta Venegas.
Compôs e produziu inúmeras trilhas sonoras para cinema e teatro – entre outras para os filmes Nise, o Coração da Loucura, de Roberto Berliner (Prêmio Aruanda de Melhor Trilha Sonora); Tieta (Prêmio Sharp de Melhor Trilha Sonora) e Orfeu do Carnaval, de Cacá Diegues (ambas junto de Caetano Veloso); O Quatrilho (Prêmio Coral do Festival de Cinema de Havana de Melhor Trilha Sonora, também com Caetano Veloso); Jacobina e Lula, Filho do Brasil (em parceria com Antonio Pinto, Prêmio de Melhor Trilha Sonora da ACIE – Associação dos Críticos da Imprensa Estrangeira); os três últimos de Fábio Barreto; Olhos Azuis, de José Jofilly (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro para Melhor Trilha Sonora da Academia Brasileira de Cinema); A República dos Anjos, de Carlos Del Pino; Paid de Laurence Lamers e Central do Brasil (junto com Antonio Pinto), de Walter Moreira Salles (vencedor do Prêmio Sharp para Melhor Trilha Sonora).
Participou em cena dos filmes Hable com Ella, de Pedro Almodóvar, tocando Cucurucucu Paloma, junto de Caetano Veloso, e A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim.
Como violoncelista e produtor, participou da Nova Banda de Tom Jobim, de 1985 a 1994. Excursionou o mundo todo tocando com Egberto Gismonti, de 1988 a 1993. Foi violoncelista, arranjador e diretor musical de Caetano Veloso, de 1991 a 2005. Colaborou com Gal Costa de 1994 a 1997, também como cellista e arranjador, e com Gilberto Gil de 2009 a 2014.
Fez parte do Quarteto Jobim Morelenbaum e do grupo Morelenbaum2Sakamoto, com o qual gravou os discos Casa, A day in New York e Live in Tokyo.
Lançou recentemente seu primeiro disco solo, Saudade do Futuro_Futuro da Saudade (Biscoito Fino/Mirante), à frente de seu grupo, o CelloSambaTrio.