Luiz Eduardo Ferreira dos Santos

Contrabaixo

Nascido em Presidente Prudente (SP) em 1988, iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade com sua mãe, que lhe ensinou a tocar violão. Aos oito, começou seus estudos de contrabaixo elétrico. Tocando este instrumento, atuou com vários artistas em formações diferentes, no cenário gospel e instrumental de jazz/MPB.

A história de Luiz Eduardo Ferreira dos Santos com o contrabaixo elétrico começou, efetivamente, aos 19 anos.

Na época, o suporte de seus pais e da igreja evangélica, que a ele forneceu o seu primeiro contrabaixo elétrico, foram fundamentais para o começo dos estudos com o professor Sérgio de Oliveira, cuja orientação o levou a integrar as instituições de ensino EMESP Tom Jobim, Instituto Baccarelli e Fundação Magda Tagliaferro.

Em 2012 foi admitido como academista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob orientação da professora Ana Valéria Poles.

Em 2013 foi selecionado pelo Mozarteum Brasileiro para uma bolsa de estudos que o levou a Berlim, para integrar como akademist a Deutsches Symphonie-Orchester Berlin (DSO), sob orientação do professor Peter Pühn. Como akademist (estudante com nível profissional cuja atuação em orquestras funciona como aprendizado, daí a orientação de um mestre), participou de inúmeros concertos, gravações e turnês.

Em 2015 foi selecionado como bolsista pela instituição Oscar und Vera Ritter-stiftung. Desde 2016 conta com bolsa de estudos de apoio à cultura (Deutschlandstipendium) do governo alemão.

Em 2016, como estagiário, integrou o naipe de contrabaixo da Orchester NDR, com a qual participou de turnês e gravações.

Em 2017 foi aprovado na Orquestra Staatstheater-Kassel como akademist, onde se aperfeiçoa no repertório operístico.

Desde 2015 estuda na Hochschule für Musik Hannover sob a orientação do professor Ekkehard Beringer.

Como músico convidado tem atuado em orquestras como: Hamburger Philharmoniker Orchester, NDR Orchester, Deutsches Kammer-Virtuose Berlin, Staatstheater Kassel, DSO Berlin.