Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abre inscrições para novos músicos

Em março de 2017, na sexta edição do festival Música em Trancoso, uma nova orquestra surgiu no Brasil. Sob direção artística de Sabine Lovatelli e regência do maestro Carlos Moreno, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB) iniciou sua trajetória com quase 87 músicos e a realização de quatro concertos consagradores, em companhia de grandes solistas da cena internacional.

Aplaudida por público e críticos, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro continuou mostrando sua capacidade e potencial. Em maio de 2017, na Sala São Paulo, dividiu o palco com uma das maiores cantoras líricas da atualidade: a soprano alemã Diana Damrau, que se apresentou pela primeira vez no Brasil em companhia do baixo-barítono francês Nicolas Testé. Foi mais um momento notável e de grande significado para este conjunto sinfônico que simboliza o enorme talento dos músicos brasileiros.

Em um momento em que muitas orquestras brasileiras enfrentam retrações de trabalho, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro surgiu como mais uma iniciativa arrojada e de fomento cultural do Mozarteum Brasileiro.

“Nossa orquestra se refaz a cada ano e é direcionada ao jovem profissional que busca aprimoramento contínuo”, diz Carlos Moreno, regente da OAMB e um dos maestros mais respeitados do Brasil.

Para os músicos brasileiros, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro representa um ponto de encontro, intercâmbio e de novas experiências. Assim como ocorre em grandes e tradicionais festivais do mundo, como o de Bayreuth, da Alemanha, ela funciona como orquestra fixa do festival Música em Trancoso, que acontece anualmente no sul da Bahia.

Durante o festival, além de marcar presença em sua intensa programação, os músicos da OAMB têm a oportunidade de conviver com os mais destacados artistas da cena internacional – em espetáculos da própria orquestra, em conjunto com grandes solistas, em masterclasses.

Além do festival Música em Trancoso, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro procura, cada vez mais, ampliar sua agenda de apresentações e atividades ao longo do ano. Com isso, funciona como um ponto de convergência de músicos que podem ter atuação em outras orquestras brasileiras, e também como uma plataforma de oportunidades artísticas – seja no palco ou em instituições e eventos de desenvolvimento profissional.

Em 2017, por exemplo, por intermédio do Mozarteum Brasileiro, três de seus músicos – o contrabaixista Julio Nogueira e os violinistas Eder Esli Grangeiro e Wellington Salustiano – ganharam bolsas de estudos para participar da Summer Academy – Collegium Musicum, cuja programação didática e de reciclagem atrai os mais renomados músicos ao Castelo de Weissenstein, no município de Pommersfelden, estado alemão da Baviera, onde se realiza desde 1958.

Para a temporada de 2018, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro inicia agora mais uma campanha para seleção de novos músicos. De 1º a 30 de setembro as inscrições estarão abertas para quase 70 vagas. Podem se candidatar músicos com mais de 18 anos de idade, que tocam violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, tuba, oboé, fagote, clarineta, flauta, trombone, percussão e tímpanos.

A participação no 7º festival Música em Trancoso, que se realizará de 3 a 10 de março de 2018 no Teatro L’Occitane, demandará ensaios prévios da OAMB em São Paulo, por 14 dias.

Durante o festival, os músicos da OAMB farão parte de uma programação que inclui três concertos (dois sinfônicos e um camerístico) – sob regência de Carlos Moreno e do maestro alemão Wolfgang Roese. Também participarão de duas apresentações ao ar livre (na Praça do Bosque) e de masterclasses com importantes nomes da música clássica nacional e internacional.

Cada músico selecionado receberá uma bolsa para participação no festival, além de todas as despesas pagas – passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem e alimentação em Trancoso.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.mozarteum.org.br, que informará regulamento e resultado da seleção, previsto para novembro.

Regulamento para inscrições

Quando de Inscrever

O período de inscrição será de 1 a 30 de setembro de 2017.

Onde e como se inscrever

  • A inscrição deverá ser feita exclusivamente através do site mozarteum.org.br, onde está disponível o formulário para preenchimento.
  • Não será aceita qualquer outra forma de inscrição.
  • O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, que será disponibilizada no site de 1 a 30 de setembro de 2017,com os seguintes complementos:– Anexar biografia resumida – limite de 1(uma) página.– Inserir link no Youtube de apenas 1 (um) vídeo que mostre o candidato executando o movimento de uma obra de livre escolha. A música não pode ser autoral, definida para o instrumento pretendido e de preferência com acompanhamento de piano.

Critérios

  • Idade: a partir de 18 anos, sem limite de faixa etária.
  • A análise das informações enviadas será realizada através de uma comissão de avaliação. Os critérios utilizados serão de inteira responsabilidade desta comissão.
  • A decisão da comissão de avaliação é soberana e irrecorrível.
  • A qualidade sonora e visual do vídeo enviado é de responsabilidade do candidato.
  • A comissão de avaliação verificará apenas um vídeo de cada candidato. Caso seja feita mais de uma inscrição, a comissão se reserva o direito de considerar apenas a primeira, desconsiderando as demais.
  • O processo seletivo abrangerá um número de suplentes para todos os instrumentos, que poderão ser convocados em casos de desistência ou suspensão do bolsista.
  • Caso o candidato faça parte de alguma orquestra ou instituição é OBRIGATÓRIO enviar o documento de liberação, que faz parte do ato da inscrição. Enviar anexo do arquivo no ato da inscrição.
  • O candidato não deve se inscrever se estiver aguardando confirmações de viagens, datas de concertos ou testes em outras instituições entre fevereiro e março de 2018.
  • É necessário ter disponibilidade para todos os ensaios em São Paulo e para todo o período do festival Música em Trancoso. Datas dos ensaios: 14 a 28 de fevereiro, das 9h30 às 16h30, com 1h de almoço, na cidade de São Paulo, em local a confirmar. Datas do festival: 3 a 10 de março de 2018, em Trancoso, sul da Bahia.
  • É obrigatório ter disponibilidade para viajar nas datas estabelecidas. Os aeroportos e horários serão determinados pela produção do festival. Ida: 01/03/2018. Retorno: até dia 12 de março.
  • As partituras de estudos devem ser retiradas no mês de dezembro, em data a confirmar. Para os não residentes em São Paulo, enviaremos por
  • O candidato deve seguir o rooming list determinado pela organização.
  • Não será possível se hospedar com família, filhos e/ou parceiros durante o festival.

Resultado

Os resultados da seleção serão divulgados no site www.mozarteum.org.br até o dia 31 de outubro/2017.

ATENÇÃO!

As inscrições para novos músicos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro atingiram quantidade surpreendente, com candidatos de todo o Brasil e mesmo da América do Sul. Por isso, estamos prorrogando a divulgação dos resultados.

A partir de 9 de novembro, os inscritos devem ficar atentos às informações que veicularemos no site do Mozarteum e nas mídias sociais. Também entraremos em contato através do e-mail cadastrado pelo candidato. Boa sorte a todos!

Pós-Aprovação

Os aprovados deverão enviar até o dia 10 de novembro/2017 os seguintes documentos para o e-mail: tuani.santos@mozarteum.org.br:

  • Cópia digitalizada do RG e CPF;
  • Cópia digitalizada da RNE (para estrangeiros residentes no Brasil);
  • Cópia digitalizada do passaporte (para estrangeiros residentes no exterior);
  • Cópia digitalizada de um comprovante de residência atual;
  • Termo de uso de imagem assinado e digitalizado;
  • Termo de compromisso assinado e digitalizado.

O não envio de qualquer documento, a perda dos prazos estipulados ou qualquer outra falta que vier a ocorrer no período das inscrições acarretará a perda da vaga.