ANNA CATERINA ANTONACCI & MACIEJ PIKULSKI

Anna Caterina Antonacci - voz | Maciej Pikulski - piano

A cantora de voz excepcional e marcante presença cênica

Quando: 3 e 5 de agosto
Horário: 21h
Local: Sala São Paulo (São Paulo, SP)
Praça Júlio Prestes, 16

Programa:

Hector Berlioz                  –    La Mort d’Ophélie, op. 18
Ottorino Respighi            –   Deità Silvane
Ottorino Respighi /         –   Quattro liriche
Gabriele D’Annunzio
Claude Debussy                –   Canções de Bilitis
Reynaldo Hahn                 –   Canções em dialeto veneziano
Maurice Ravel                   –   Melodias populares gregas
Maurice Ravel                   –   Kaddish – melodia hebraica nº 1
Manuel De Falla               –   Canções populares espanholas
Georges Bizet                    –   Carmen


A soprano italiana Anna Caterina Antonacci, amplamente reconhecida como grande artista, é dotada de um timbre vocal excepcional e de notável habilidade de interpretação, que lhe permitem levar um repertório amplo e variado aos mais importantes teatros do mundo.

Anna Caterina Antonacci alcançou enorme sucesso no papel de Cassandra em Os Troianos, com regência de Sir John Eliot Gardiner, em A Coroação de Popeia, no Teatro Champs Elysées de Paris, bem como no papel principal de Medeia, em Toulouse.

A cantora estreou em uma nova produção de Carmen, na Royal Opera House do Convent Garden (Londres), sob regência de Antonio Pappano, alcançando enorme êxito. Reverenciada internacionalmente, ela já foi especialmente elogiada pelas interpretações das obras vocais de Berlioz, em montagens de A Morte de Cleópatra com a Filarmônica de Roterdã e por apresentações com as Filarmônicas de Hong Kong e de Londres.

Na França, foi homenageada com a mais alta condecoração do país: o título da Ordem Nacional da Legião de Honra do governo francês.

Elogios às suas gravações ocorrem desde sua estreia em discos, com Era la Notte, pelo selo Naïve.

“Ela é o tipo de cantora que quando caminha pelo palco nos faz perceber que estamos diante de uma importante presença”, disse sobre Anna Caterina o maestro Riccardo Muti, em entrevista recente.

Maciej Pikulski, que se apresenta com Anna Caterina Antonacci, é solista de piano, músico de câmara e pianista acompanhante de cantores famosos. Ele já subiu aos palcos de 150 cidades, em 30 países dos cinco continentes.

Pikulski formou-se em piano, música de câmara e acompanhamento vocal no Conservatório Superior de Música de Paris. Foi então admitido na pós-graduação e tornou-se vencedor da Fundação France Telecom.

Em sua intensa carreira, Pikulski é bem-sucedido como solista de grandes orquestras, músico de câmara e como acompanhante de alguns dos principais cantores do mundo. Além de Anna Caterina Antonacci, ele já marcou presença ao lado de José van Dam, Renée Fleming, Dame Felicity Lott, Maria Bayo, entre outros.

Sua discografia reúne três CDs solo: o Concerto nº 2 de Rachmaninoff, acrescido de obras de Liszt e Chopin, as transcrições das canções de Schubert por Liszt (Ed. Zig-Zag) e, recentemente, solos de Rachmaninoff (Ed. Stermaria).

Muito interessado em pedagogia, Maciej Pikulski já ministrou masterclasses na China, Brasil, Índia e França.

Temporada 2015

voltar